Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra do Quitandinha

Ampliar imagem Pedra do Quitandinha
Foto: Luciano Bender
Pedra do Quitandinha
Cadastrada por: Luciano Bender, em 20-11-2017 às 20:20
Descrição: Localizada bem próxima à BR-040, no bairro Quitandinha, é uma excelente opção para iniciação no esporte, pois possui vias bastante fáceis e de acesso rápido. Essa é a grande montanha que se eleva na proximidade do Lago Quitandinha - um dos mais famosos pontos turísticos de Petrópolis. A montanha conta apenas com três vias de escalada concluídas, sendo uma delas uma pequena variante. Todas estão localizadas na face leste, proporcionando um belo visual da Serra da Estrela. Ao final das escaladas, pode-se continuar pelo mato até uma trilha de acesso ao cume, de onde se tem uma visão privilegiada do Palácio e Lago Quitandinha, e descer por caminhada. Mas, o mais aconselhável é descer pela própria parede. A trilha de caminhada para o cume segue pela face norte, com acessos tanto pelo bairro Quitandinha quanto pelo Dr. Thouzet.
Como chegar à base: Embora a montanha esteja predominantemente no bairro Quitandinha, o acesso às vias de escalada se dá pelo bairro Dr. Thouzet. Para quem sobe a serra, vindo do Rio, sentido Juiz de Fora, após entrar no primeiro pórtico de Petrópolis, pelo bairro Quitandinha, avista-se com facilidade a montanha, pois é a elevação que mais se destaca na região, ao lado do Palácio e Lago Quitandinha. Deve-se dirigir ao bairro Dr. Thouzet, que fica bem próximo ao bairro Quitandinha, e seguir em direção ao BNH do Dr. Thouzet. A montanha está localizada à esquerda de quem sobe a ladeira, sendo a única daquela área. Para se chegar à base das vias, basta subir uma escadaria que desemboca na beira da rua, à esquerda do trecho de parede, e que fica praticamente em frente à entrada do BNH. Passar pelos fundos do quintal de alguma residência, com a devida autorização dos proprietários.